Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Os Cães, esses Viabilizadores de Chácara


      O Cão Guarda a Chácara, Você Cuida Dele

        Dona Pandá se acha muito objetiva e racional, porém há momentos em que ninguém, muito menos esta indefesa digitadora, a convence do que já decidiu. O plano era abordar os quesitos limitantes e só depois passar aos cuidados da chácara escolhida e comprada. Pois bem, a voluntariosa senhora me ordenou taxativamente que falasse dos cães. Segundo seu raciocínio, que perdeu a lógica na porta do canil, já que falamos de segurança e seu nome é cachorros, temos que falar desses cuidadores do homem. Quando começa a falar de bichos, especialmente de cachorro, a mocinha sexagenária não para e já rascunhou meia dúzia de páginas. Vamos a elas.
       Para escolher um bichinho e, especialmente,  cachorros, você deve ficar ainda mais atento às suas sensações. Um casal ou uma dupla de fêmeas/machos, você decide, mas não se atreva a decidir antes de vê-los, pois será decisão perdida. Dona Pandá insiste que a escolha é mútua. Você fique bem atenta (o) porque precisa sentir que está sendo escolhida (o).  Há muitas pessoas, ONGs, clínicas, abrigos que doam animais recolhidos da rua, pois, na outra ponta, há os irresponsáveis que abandonam ou não cuidam de seus bichinhos. Assim, não há motivo para se gastar uma grana comprando cachorros de raça pura. Procure mestiços de porte grande e que tenham a aptidão de raça de guarda.  Aproveite para contribuir com os da ponta do bem e seu dinheiro será melhor aproveitado. Como estamos falando de animais de guarda e não de exposição, pode deixar os pedigree que terão quem cuide deles já que satisfazem a vaidade de seus donos.
       É importante definir o porte dos cachorros, pois os pequenos, embora sejam companheiros deliciosos, não vão proteger sua chácara. Se seus animais são para sua segurança, então, é preciso que sejam temidos e sua fama chegue aos indesejáveis da região. Você pode adestrá-los ou contratar um profissional e, neste caso, cuidado. Busque informações sobre o adestrador e seu método, infelizmente, ainda há aqueles que utilizam castigos. Procure, mesmo tendo obtido boas informações, assistir às aulas. Um mau adestrador pode deixar seus cães com graves seqüelas comportamentais. Adestrar um cão é uma tarefa que exige sobretudo muita paciência, persistência e carinho. Dona Pandá manda procurar profissionais habilitados. Esses cães não poderão ser amigos de toda a vizinhança, pelo menos até você ter certeza de que não há jovenzinhos de olho em sua casa, ou melhor no que está dentro dela. Há uma grande parte deles que, embora sejam filhos de pessoas com quem você gostaria de cultivar um agradável relacionamento, são dependentes químicos e roubam qualquer coisa para trocar por drogas. Geralmente os pais ignoram esses fatos.
       A intenção é levar cachorros para a chácara, então, antes de sair para buscá-los, providencie o canil. Deve ser um abrigo das intempéries e  um lugar agradável, com espaço e ventilação adequados. Lá os cães ficarão pela manhã para descansarem. Se adoecerem, irão preferir seu lugar seguro enquanto estiverem convalescentes.
       Os cachorros vão trabalhar para você, protegendo sua propriedade, você deve cuidar deles, proporcionando-lhes uma alta qualidade de vida. É fundamental que sejam saudáveis e felizes. A primeira providência é levá-los ao veterinário para um eficiente exame e vacinas. Nesse momento, Dona Pandá já esclarece que é hora de acertar com o veterinário a viabilidade de visitas de emergências. Deixar com o profissional um mapa detalhado do caminho para a sua chácara. Lembre-se de que acidentes acontecem e o maldito ouriço-cacheiro gosta de frutas. Os cães de guarda não toleram estranhos em seu território. O resultado dessa contradição é sempre desfavorável aos cachorros que ficam com os espinhos, terrível e eficiente defesa do ouriço. Dona Pandá grita: atenção! Não tente retirar esses espinhos que causam uma grande dor no cachorro. Este deve ser anestesiado.
       O veterinário, além de examinar os animais e vaciná-los, deverá ser inquirido sobre a alimentação adequada à raça e idade e todos os cuidados que seus companheiros devem receber.  Bom lembrete é o que César Milani, o encantador de cães, faz: o cachorro precisa de exercícios, disciplina e carinho. Se você pensa em ir à chácara apenas no final de semana, ou arrume uma pessoa para ficar com os cachorros ou trate de procurar outras soluções de segurança. Não pense em abandonar seus animais, achando que basta alguém aparecer uma vez por dia e lhe dar comida e água. Não mesmo!