Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Entrevista positiva com José Graziano da Silva na TV Brasil

Qua, 17/08 - 22h

José Graziano da Silva

Primeiro brasileiro a assumir o comando da FAO
O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, é o entrevistado do 3 a 1 desta quarta-feira (17), às 22h
O agrônomo, professor e ex- ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome entre 2003 e 2004 é o primeiro brasileiro a assumir o cargo na FAO. Ele coordenou a elaboração do programa Fome Zero, dando também início à sua implementação, durante o governo Lula. 
Para Graziano, a fome é um problema de prioridade de políticas internacionais: “A comunidade internacional precisa entender que a fome é incompatível com o século XXI”, explica.  
O diretor da FAO também falou sobre o consumo sustentável, transferência de renda como forma de prover a capacidade de consumo e solução para o problema da fome, além da capacidade técnica que o Brasil tem para ajudar os demais países. Ele ressaltou que “o sucesso da transferência de experiências é o respeito às diferenças regionais de cada país e isso o Brasil tem feito em casos como o do Haiti e pode também fazer na Somália”.
Participam da entrevista os jornalistas Silvio Queiroz, colunista internacional do Correio Braziliense; e Fernanda Isidoro, da TV Brasil. A apresentação do programa 3 a1 é do jornalista Luiz Carlos Azedo.

Agricultura Orgânica - Agroecologia

O que é Agricultura Orgânica 

http://www.prefiraorganicos.com.br/agrorganica/oqueeagricultura.aspx

Os produtos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias tóxicas e sintéticas. A ideia é evitar a contaminação dos alimentos ou do meio ambiente. O resultado desse processo são produtos mais saudáveis, nutritivos e com mais qualidade de produção, o que garante a saúde de sua família e a do Planeta.
A agricultura orgânica busca criar ecossistemas mais equilibrados, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. Esta é a razão pela qual o agricultor orgânico não cultiva produtos transgênicos, pois ele não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza.
Verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, pães, café, laticínios, sucos e outros produtos "in natura" e processados _ só podem ser considerados  orgânicos se forem cultivados dentro de ambiente de plantio orgânico, respeitando todas as regras do setor.  
O comércio de produtos orgânicos no Brasil, bem como no mundo, depende da relação de confiança entre produtores e consumidores e dos sistemas de controle de qualidade. As leis brasileiras abriram uma exceção à obrigatoriedade de certificação dos produtos orgânicos para agricultura familiar que hoje pode vender os orgânicos diretamente aos consumidores finais. Para isso, porém, os agricultores precisam estar vinculados a uma Organização de Controle Social - OCS.

·         O que é agroecologia?

É uma nova abordagem que integra os conhecimentos científicos (agronômicos, veterinários, zootécnico, ecológicos, sociais, econômicos e antropológicos) aos conhecimentos populares para a compreensão, avaliação e implementação de sistemas agrícolas, com vistas a sustentabilidade. Não se trata de uma prática agrícola específica ou um sistema de produção.