Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

Sinopse - Jorge Amado num contexto da História Do Brasil


Os Ásperos Tempos[1]
Jorge Amado
(Sinopse elaborada por Mírian Cintra)
O romance se inicia no final de outubro de 1937, a alguns dias do golpe dado pelo, então, Presidente do Brasil, Getúlio Vargas, que instituiu o Estado Novo, a terrível ditadura. O autor mostra dois pontos de vista antagônicos. A riqueza e o poder da alta burguesia – grandes fazendeiros, banqueiros e industriais – e os trabalhadores - militantes comunistas, com sua força moral, e a pobreza do proletariado.
O Presidente, na preparação do golpe, busca as alianças adequadas e facilitadoras, o Integralismo que ajuda a neutralizar as forças alemãs, as altas patentes das Forças Armadas e as classes conservadoras. Estas tiveram o movimento de aproximação tradicional a quem está no poder. Dado o golpe, essas classes o apóiam, mesmo quando da dissolução do Congresso, já que o grande inimigo comum, o Comunismo, é combatido ferozmente pela repressão policial do ditador.
O autor mostra os valores comungados pelas classes dominantes, explicitando-os nos principais personagens da trama. O banqueiro Costa Vale, cuja intimidade com o poder se baseia na ausência de escrúpulo ético, busca, na eficiência de análises conjunturais, os aliados mais interessantes para o momento. O político paulista, Artur Carneiro Macedo da Rocha, cujo capital é o nome tradicional da família, teve, na juventude um romance com a esposa do banqueiro, Marieta, porém a trocou por uma rica herdeira que o deixou viúvo com o filho Paulo. Artur é o principal político comandado por Costa Vale. O latifundiário Venâncio Florival demonstra, em altas doses, ignorância, prepotência, e horror ao comunismo. Os trabalhadores de sua fazenda no Vale do Rio Salgado são tratados como escravos. Quando Costa Vale implanta, na Região, uma empresa para explorar seus recursos minerais, é ele que fornece apoio para expulsão dos sertanejos. A industrial Comendadora da Torre propõe, sem qualquer discrição, o casamento do nome tradicional de Paulo com a riqueza de sua herdeira. Marieta é a perfeita representante das senhoras da alta sociedade: um rico e confortável casamento, com viagens a Europa, saraus e outras distrações para afastar o tédio. Tudo faz para se tornar amante do filho de seu antigo noivo, Paulo, de quem diz ter sido a mãe de criação.  
Do outro lado, estão os valores colocados nos personagens representantes dos trabalhadores. O velho Orestes, italiano, antigo anarquista, e o jovem Jofre morrem defendendo uma gráfica clandestina que eles destroem com bombas caseiras quando da invasão pela polícia. Os jovens dirigentes comunistas, João e Ruivo, encarnam a luta ideológica. Ruivo é tuberculoso e, sem condições de se tratar, agüenta  estoicamente as dificuldades da vida militante clandestina. João se apaixona por Mariana, estafeta da direção regional do Partido Comunista. Seus valores são romanticamente colocados no relacionamento desses jovens: o amor, o respeito, a admiração entre eles e a disciplina e dedicação ao Partido.
Esta trama se passa em São Paulo e Rio de Janeiro, mas, no Interior, no Vale do Rio Salgado, região rica em manganês, está o mitológico Gonçalão, comunista baiano, procurado pela repressão, que fazia seu trabalho político, preparando a batalha contra a invasão do Vale.
Ao lado das estórias de seus personagens, o autor conta a história de Hitler na Alemanha, de Franco na Espanha e a ideologia do internacionalismo operário que envia comunistas brasileiros para lutar ao lado dos espanhóis.


[1] O romance “Os Ásperos Tempos” forma, em conjunto com “Agonia da Noite” e “A Luz no Túnel”, uma trilogia, cujo título geral é “Os Subterrâneos da Liberdade”. Este resumo se baseou na edição da editora Record (RJ/Br) de 1982 (35ª brasileira). A trilogia foi traduzida em alemão.búlgaro, chinês, espanhol, grego, polonês, romeno, russo, sloveno, sueco e tcheco.