Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

sexta-feira, 27 de maio de 2011


À Mírian
A ESPÉCIE HUMANA
Por Daniel José de Carvalho
26 de maio de 2011

A EXISTÊNCIA DA ESPÉCIE HUMANA sempre me levou a muitas reflexões.
Qual é a importância de nossa espécie em relação ao Universo?
Havendo Algo ou Alguém responsável pelo Universo, qual seria, para esse Algo ou Alguém, a importância da espécie humana com relação às outras espécies?
Nós, em geral, acreditamos numa importância diferenciada e privilegiada de nossa espécie. Mas por que seríamos assim tão importantes? Afinal, na história de nosso planeta, nós surgimos muito recentemente, e não podemos assegurar que vamos durar para sempre. Sabemos que as espécies animais e vegetais surgem, duram por um tempo, e depois desaparecem.
Mesmo o nosso planeta Terra, assim como todos os astros do Universo, nasceu, está vivendo, e vai desaparecer. Sabemos que a nossa espécie não pode sobreviver por muito tempo fora das condições geológicas da Terra. Deduzimos, então, que a espécie humana durará, no máximo, até o fim da Terra.

BEM... HÁ OUTRAS TEORIAS E IDEOLOGIAS...
Pode ser que a ciência encontre meios para driblar a evolução natural da espécie e nos dê condições de sobreviver aos tempos, quiçá eternamente!
Pode ser que a ciência também consiga encontrar meios para que nossa espécie consiga viver em outros planetas... quem sabe?

MAS TUDO ISSO PARECE UTÓPICO DEMAIS.
Quem sabe, devamos nos preocupar com os problemas mais atuais que ameaçam nossa espécie! Tais problemas, que ameaçam a continuidade da espécie e do planeta, são tão graves que talvez nem devamos nos preocupar com o fim natural do homem e do planeta. Tudo indica que NÓS MESMOS vamos destruir a humanidade e o planeta, muito antes que a natureza o faça.
Creio que nem é preciso mencionar quais problemas são esses. Afinal todos leem jornais e assistem à televisão:

Fim próximo das reservas dos metais e do petróleo...
Guerras...
Armas nucleares...
Terrorismo...
Crimes hediondos...
Uso de drogas...
Fome e miséria...
Doenças...
Corrupção...
Agressão ao meio ambiente...
Desastres naturais...
Preconceitos...
Degeneração das famílias, “células da sociedade”...
Falta de amor...

COMO UM SONHADOR, amante da espécie humana, eu imaginei que sim, que pode haver uma solução para todos esses problemas atuais e futuros. Não quis guardar essas ideias somente para mim. Então, resolvi divulgá-las através de um romance, que intitulei de “VIKING”.