Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Novo habitante da 21 de Maio


Dona Pandá recebeu um presente. Quem lhe deu foi Agnaldo, o pedreiro-eletricista-encanador que está fazendo uma reforma no sítio Catita. A casa – 21 de Maio – onde Dona Pandá está morando fica atrás da casa principal do sítio. Agnaldo chegou cedo com o mimo e Dona Pandá estava bastante ansiosa, acordou várias vezes e ficava pensando se havia feito bem em aceitar o presente e, como é seu costume, levantou várias hipóteses positivas e outras tantas negativas.
Ele chegou - uma graça, pequenininho, amarelo, pelos arrepiados, olhos verdes, expressivos – recebeu o nome de Chê.     


Em sua Chácara Xury, Dona Pandá teve o Ernesto, a Ilda e o Ramon. Agora, veio, então, o Chê.  No seu romance Ilda e Ramon - Sussuros de Liberdade, Dona Pandá fala de seus bichinhos. É claro, que ela acha que Guevara é o homem a ser admirado e seus gatos são sempre uma homenagem a ele.

Chê, o gato – não que o guerrilheiro não tenha também sido um gato – encontrou no sítio duas moradoras caninas, Lau e Bela, que iniciaram imediatamente um processo esquisito de boas-vindas. A experiência de Dona Pandá com o compartilhamento do espaço entre caninos e felinos lhe sugere prudência, muita prudência. Lau e Bela têm um relacionamento próximo ao de amor e ódio, onde a nota dominante é o recíproco ciúme. Chê, mesmo petitito sabe que apesar da vontade de brincar e da proximidade das residentes, deve se mostrar pouco dócil. O resultado, no primeiro encontro, foi fortalecer a prudência de Dona Pandá. Lau e Bela querem saber tudo do novo habitante da casa 21 de Maio, onde as portas são abertas com a proteção de grade. Felino de dentro, caninas de fora. Dona Pandá quer saber até quando terá que fazer o severo monitoramento dessas relações. Quando relaxa um pouco, já que os três parecem tão amigáveis, eis, de repente, um rosnado e tudo volta ao início: tensão e novo chamado da prudência.

Pode-se dizer que Dona Pandá seja quase nada prudente. O que aparece mais nesta senhora é uma certa tendência a aventuras. Pensando melhor há uma grande contradição para uma só pessoa. Quer planejar tudinho como se a vida fosse algo controlável. Quer ter o controle desde que nada a controle. O Chê vai lhe proporcionar momentos de grandes exercícios na maratona aventura prudente.

O filhote está com dois meses e já recebeu uma crueldade neste mundo dos humanos: mataram sua mãe. Ele tem uma vantagem enorme, não sabe das delícias filiais proporcionadas pelos cuidados maternos, não as conheceu, não sente sua falta. Busca, porém calor de colo, aconchego, instintivamente vai atrás dos cuidados de que precisa e Dona Pandá tenta oferecer o que ele procura.

Chê, no mesmo dia em que chegou, já usou o banheiro com a areia higiênica, achou a água e o alimento. À noite a estória é outra, tem o domínio total da situação. Quantas opções de cama lhe foram oferecidas, quantas serviram de trampolim para a cama de Dona Pandá. Este é o atual desafio: fazer o Chê entender que é norma da casa dormir sozinho.