Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Receitinha para a paz


Ao Robertão


Dona Pandá teve uma boa discussão com seu amigo Zezé do Leite. O tema foi bem atual, as injustiças e a concentração de renda. Ela dizia que com a justa distribuição das riquezas e das terras o Brasil, o mundo seria outro. O Sr. Zezé  afirmava que quem quer fica rico, as oportunidades existem. Já dá para perceber o nível de comunhão de pensamento entre os dois. Depois de algum tempo, ela perdeu a compostura, fechou a cara, saiu da sala e voltou com um livro, dizendo:

- Olha aqui, você primeiro leia este livro até entendê-lo, depois volta para continuarmos. Está bem?

- Ele leu a capa “História da riqueza do homem”.

- Como você sabe que ainda não li. Este livro fazia parte da lista do meu vestibular. O autor é ... – pegou o livro e completou – Leo Huberman.

- Isto mesmo. Sei que você não leu ou, pelo menos, não assimilou nada do seu conteúdo senão não faria as afirmações tão ...

- Tão o quê?!

- Sem fundamento.

Depois de mais um troca troca pouco esclarecedora, e já passando da hora, o Sr. Zezé se despediu levando o livro.

Dona Pandá  continuou macambúzia por alguns minutos. Depois resmungando algumas palavras tipo abracadabra, foi até seu canteirinho de ervas e, aí sim, pude lhe adivinhar o que dizia, pedia licença à melissa para apanhar suas folhas. Agradeceu e foi fazer o chá. Em seguida, com a caneca na mão, sentou-se na varanda e, só então, se deu conta de que estávamos observando-a. Ela, sorriu, nos ofereceu o chá, dizendo que havia feito uma chaleira completa e até insistiu na oferta.

- Vejam como fui idiota de ficar irritada com o Zezé. Privei-me dos cantos desses pássaros que estão tão esperançosos chamando para a sedução suas companheiras. Eles nos mostram a beleza  e eu, quebrando a harmonia do momento e do lugar, fico brava, discuto com quem nem quer ouvir.  O dia está lindo, os verdes estão exuberantes, as flores nos dão perfumes e cores a escolher. As íris, roxas e brancas, as buganvílias e as rosas vermelhas, as azáleas... Qual é a cor das azáleas? No meu tempo... será que ele já passou? Se ainda cá estou...  chamava cor de maravilha. Que maravilha! Acho que estou ouvindo o Caetano.
Bem, basta olhar, ver, sentir, deixar a beleza entrar para a paz ficar a nosso alcance. Podemos escolher entre curti-la e nos alimentar, ou ficarmos idiotas. E os passarinhos estão insistindo... Querem me abençoar. Amém.  

André Singer propõe: PT deve romper com conservadores



Autor de “Os sentidos do Lulismo” defende conquistas da última década, mas sustenta: “há espaço para acelerar as mudanças”

Entrevista a João Paulo Martins, no blog Socialista Morena

Ex-porta-voz e secretário de Imprensa de Lula (2003-2007), o cientista político André Vítor Singer tem se destacado como teórico – e crítico – do que chama de “lulismo”. Nesta entrevista ao colaborador do blog João Paulo Martins, o autor de Os Sentidos do Lulismo (Companhia das Letras) analisa erros e acertos do PT no poder e lamenta a ausência de uma esquerda forte o suficiente para pressionar o governo pela aceleração das mudanças.

Ele também aponta a “falta de confrontação com o capital” e aposta que o leilão de Libra foi feito para agradar “a burguesia que está passando por um período de grande hostilidade” em relação ao governo Dilma. “A Petrobrás teria condições de fazer a exploração de Libra por si mesma, sem a necessidade de associação com empresas privadas. Parece-me razoável, sendo o petróleo um elemento estratégico para o desenvolvimento do país”, disse.

Para Singer, é necessário “algum grau de afastamento das forças conservadoras” . É arriscado? Sim. Mas o partido poderia correr o risco. “Para manter uma posição mais firme na perspectiva das mudanças estruturais que o Brasil precisa”, defende. Leiam a íntegra da entrevista abaixo (Cynara Menezes)

Leia a íntegra da entrevista em:
http://outraspalavras.net/outrasmidias/destaque-outras-midias/andre-singer-propoe-pt-deve-romper-com-conservadores/