Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cães de Pequeno Porte Guardam Alguma Coisa?

Respondendo à Leitora Milza(1): cachorrinhos também são guardas de aviso
                      

Dona Panda, respondendo à leitora, resolveu falar um pouco dos cachorrinhos bonitinhos, engraçadinhos, mas já diz logo que não é sua praia. Os cuidados, como levar ao veterinário, são aqueles já comentados para os cães da chácara. Embora nossa serelepe vellhinha (ela está lá no canil, dando comida para as suas ferinhas de 40kg) não tenha muita experiência com cães de pequeno porte, ela os recebe aos domingos. Sua observação é de que esses pequenos são tão bons de faro e de ouvido quanto os grandes. Parece (vai depender da raça) gostar mais de latir, o que deve ser para compensar a falta de tamanho para um enfrentamento. Latem para assustar os incautos, avisar os donos de que algo (não importa o quê) está acontecendo.

O ambiente urbano é muito diferente do rural. O espaço é outro em tamanho e qualidades. As casas, por mais bem servidas que sejam de quintal e jardim, não dispõem da generosidade da terra, do espaço para correr, brincar, fazer buracos e sentir cheiros. Se o animal vai morar com sua dona (ou seu dono, não há a menor diferença no gênero) e compartilhar a mesma casa,  terá que receber uma educação mais  primorosa. Não precisa aprender a usar talheres, porém usar o banheiro certo é fundamental. Quanto menor o espaço, quanto mais compartilhamento mais educação e respeito seus moradores precisam ter (ah! estão pensando que Dona Pandá passou a falar de casais amorosos, e não deixa de ser, mas ela está se referindo ao animalzinho de quatro patinhas que também gosta de conquistar espaços).

Estou sempre me perdendo nesses parênteses de Dona Pandá. Então, a fala está na necessidade de educar o bichinho. É básico que a pessoa humana não se deixe enganar nos primeiros dias de convivência com o pequeno e passe a agir de acordo com o que vai querer no futuro próximo. Não há tempo a perder em termos do treinamento do companheirinho. Ele precisa saber como se comportar na presença e na ausência dos humanos. Não se pode deixar que adquira hábitos que serão indesejáveis quando for adulto. Se ele tiver que ficar só durante um período, isto precisa ser mostrado a ele de forma a lhe dar segurança que será apenas aquele período.  Os hábitos da casa -  horários, lugares estabelecidos para a alimentação e as necessidades fisiológicas, os banhos e outros peculiares a cada casa - deverão ser apresentados a ele com firmeza, coerência e paciência.

Os cuidados com a higiene, a alimentação, a saúde do bichinho são obrigação do humano. Outra coisa importante é a comunicação entre as partes. O cachorro, não importa o porte, tem vários latidos - sua fala -  que precisam ser traduzidos e isto é fácil. Basta atenção e logo você saberá o que o cãozinho está lhe falando. Ele está pedindo, avisando, mostrando alegria,  agradecendo ou contestando? Você deverá saber, assim como o cão sabe se você vai viajar, se está alegre ou tristre. Não adianta tentar enganar seu bichinho, ele sente você com o que está dentro naquele momento.

Se você quer um companheiro, basta tratá-lo como tal e terá um companheiro amoroso e leal. Lembre-se de que ele também quer reciprocidade. Você é humano ele é canino. Duas espécies que se dão bem. Se você quer um companheirinho que vai lhe deixar a vida mais gostosa e saudável dê isto a ele e terá, além de ter os latidos avisando se algo anormal estiver para acontecer. Com certeza, o canino saberá antes do humano.

Não se pode esquecer das licões do encantador: exercícios, disciplina e carinho. Precisa levar seu cão paa passear, precisa educá-lo com firmeza, sem casrtigo, cuidar de sua saúde e lhe dar carinho e amor. Serão felizes!



(1) Vejam seu comentário na postagem Os cães, esses viabilizadores de chácara - O cão guarde a chácara, você cuida dele