Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Nunca mais comerás carne de porquinho

Dona Pandá Cumpre a Palavra

A Chacareira de Guaré continua seus alertas ...

Resmungando muito ao ser lembrada de sua promessa de abordar todos os itens de sua lista, Dona Pandá explicou se tratar de assuntos demasiadamente pessoais. Minha insistência com a doce velhinha é devido à sua queda por se deparar com  alguns problemas inusitados. Isto acaba lhe dando certa experiência que pode servir de alerta a quem quer adquirir um imóvel rural.   Cumprindo, assim, sua palavra Dona Pandá volta a falar da compra de uma chácara. Dos 12 itens, ela já abordou quatro: 1.água tratada, 2.energia elétrica,3. telefone e 4.internet banda larga. Para nos lembrarmos vamos repetir os itens restantes:  5. casa padrão médio; 6. terreno com metragem mínima de 5 000m²; 7. água no terreno (nascente, córrego, lago); 8. casa para caseiro; 9.outras edificações(cocheiras; casa de hóspede, depósito); 10.garagem; 11.piscina; 12.outros equipamentos de lazer.
5. Casa padrão médio
Dona Pandá faz algumas recomendações, lembrando sobretudo de que numa casa de campo o padrão de limpeza é outro e também são outros os ingredientes da sujeira. Aquela poeira preta da poluição é substituída pela terra que vira barro na época da chuva, os insetos e as folhas das plantas podem visitar você e sua família um pouco mais que o desejado. Os urbanos, às vezes, se perturbam com aqueles mosquitinhos tão pequenininhos e eficientes em suas picadas.  Nesse caso, as telas nas janelas fazem a diferença. Assim,  o tamanho da casa precisa ser analisado com bastante cautela e objetividade. Exigir um quarto confortável com banheiro privativo para aquela filha que irá ocupá-lo uma vez por ano, enquanto você terá que manter a limpeza semanal, pode não ser uma boa opção. Também os materiais usados nas paredes e pisos devem ser escolhidos com um olhar voltado à praticidade, à facilidade de limpeza e manutenção. Deve-se ter sempre em mente que as dificuldades são diferentes daquelas enfrentadas num ambiente urbano, onde a mão-de-obra especializada e os materiais estão sempre disponíveis.
Por outro lado, a vistoria da casa não pode deixar de lado o seu conforto, exigido num bom acordo entre seu bolso e sua tolerância.
6. Terreno com metragem mínima de 5 000m²
Nossa objetiva consultora nos convida a voltar ao início da conversa onde ela faz a pergunta “para que você quer uma chácara?” É evidente que não se fala de chácara produtiva comercialmente, pois para isso precisaria de, no mínimo, um grande sítio, com boa terra ou um capital disponível para equipamentos do tipo plasticultura, além dos itens relativos à comercialização. Então, dependendo do seu objetivo, uma chácara de 3 000m² pode satisfazer. Se tiver intenção de uma horta e um pomar para curtir apanhar seu almoço e chupar uma jabuticaba ou uma laranja na própria árvore, a recomendação é mesmo os 5 000m².
7. ´Água no terreno
Uma nascente, um lago ou um córrego no terreno, segundo Dona Panda, só pode ser  bom demais! Existe o trabalho da manutenção, por exemplo, o desassoreamento de um lago é um trabalho para especialista e extremamente dispendioso, dependendo do seu tamanho. Além de proporcionar muitas alegrias a água limpa traz alternativas de melhorias, como a irrigação e ainda valoriza o terreno. As possibilidades de lazer e produção são ampliadas. Dona Pandá não se esquece de que os cachorros adoram nadar.
8. Casa de caseiro
Neste ponto, Dona Pandá dá o seu grito de alerta: “Senhor (a) urbana(a), não se engane, você não dará conta sozinho!” A casa de caseiro é uma necessidade. Quer você viva no campo, no seu dia a dia ou apenas aos finais de semana, a chácara demanda trabalhos diários, sobretudo para acompanhar e impedir os incômodos crescimentos dos matos, das ervas daninhas,das pragas, de alguns bichos não tão amigos (cobras procuram ratos que gostam de matos e outras sujeiras, como murundu de paus e outros materiais). Há ainda muitas outras tarefas que os urbanos não têm muita prática. E ainda, se houver algum animal, além da comida, água é absolutamente necessária a vigilância permanente para evitar acidente.
9.Outras edificações; 10.Garagem; 11.Piscina;12. Outros equipamentos de lazer
Estes itens são de fato de ordem personalíssima. Entretanto, Dona Pandá, que tem a maior dificuldade de se calar quando já abriu a boquinha, alerta para o fato de uma chácara precisar de muitas ferramentas e equipamentos, além de outros materiais. Assim, um barracão para guardar esses utensílios.