Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

sábado, 15 de janeiro de 2011

Os alertas de Dona Pandá

Os cuidados com o excesso de chuvas na chácara


Dona Pandá, preocupada com toda essa chuvarada, alerta para a necessidade de algumas precauções que podem evitar maiores aborrecimentos. Vamos à sua listinha de cuidados:

1.        A terra é pudibunda, não gosta de ficar nua. Procure plantar grama onde não há outras plantas. Em terrenos propensos a deslizamentos, bambu é uma boa solução. Para proteção de poços ou outro equipamento à beira de barrancos, pode-se fazer um “muro de arrimo” com pneus: coloque um pneu sobre o outro, utilizando quatro parafusos para a fixação; após o empilhamento e fixação dos pneus necessários (quando o “muro” tiver alcançado a altura desejada), encha-os com terra adubada, escolha plantas de sua preferência e as plante de forma que cubram os pneus, lhe proporcionem segurança e beleza.

2.       Terrenos com declividade pedem curva de nível. Se pretender plantar, por exemplo, uma roça de milho, não permita a entrada de trator sobretudo se for sem a proteção das curvas de nível. Se o terreno for de pouca extensão, faça um roçado e as covas manualmente, de forma a deixar o espaço mínimo possível  sem proteção vegetal. Verifique os caminhos da água e procure fazer desvios de forma a não permitir uma via reta em declive. Coloque galhos e outros materiais para obrigar a água a se desviar e perder a força.

3.       Árvores exigem vigilância. Procure vistoriar as árvores para detectar se há alguma doença ou praga, evitando sua queda.

4.       Saídas para a água. Verifique que nenhuma planta fique afogada. Nos pés das plantas, como as frutíferas, limpe ao redor, coloque húmus de minhoca e proporcione uma saída para a água não ficar empoçada. Na horta, faça uma saída nos canteiros. Também é preciso atenção às construções: verifique se estão protegidas do caminho das águas.

5.       Cobertura para a sementeira e plantas mais sensíveis.  Se seu bolso permite, use estufas. Se você, como Dona Pandá, não tem essa disponibilidade toda, uma simples cobertura feita com estacas de bambu e  plástico transparente irá abrigar a sementeira e as plantas que não gostam de muita água, como o tomate e a alface, sem se esquecer das roseiras e da mirra.

6.       Atenção aos animais. Os cachorros, por exemplo, respeitam a chuva forte, mas nem percebem a fraquinha. Dona Pandá teve a tristeza de ver seu querido e feroz Bei pegar uma pneumonia e avisa que não gostou. Evite  deixar os animais em lugares com barro. Eles podem escorregar e machucar as patas e pernas. Se eles tiverem caminhos preferidos, por exemplo, ao redor das cercas, espalhe areia misturada com pedrinhas (bem pequenas).

7.       Cuidado com os lugares escorregadios. Com tanta chuva, a tendência é a formação de limos que podem levar qualquer um ao chão. Também os carros não gostam e pedem cascalho nos seus caminhos de terra.

8.       Cuidado com os poços e caixas de água. Não se esqueça de protegê-los.