Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CONVITE: Combate à Extrema Pobreza e Segurança Alimentar



INFORMAÇÕES GERAIS
Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 13 de Outubro de 2011
Horário: das 9h horas às 16h45 horas.
Inscrições pelo site:
http://foruns.bc.unicamp.br/

Sobre o Evento: 
O Fórum pretende discutir as mais recentes pesquisas na área de Políticas de Combate à Pobreza e Segurança Alimentar que estão sendo realizadas na universidade. Tendo em vista o avanço alcançado na redução dos indicadores de pobreza e na necessidade de aprofundamento dos programas públicos, a Unicamp deverá receber a Secretária extraordinária para Superação da Extrema Pobreza Ana Fonseca e a Secretária Nacional de Segurança Alimentar Maya Takagi além de outras importantes personalidades. O evento está dividido em duas mesas que tratarão, pela ordem, das questões ligadas à pobreza urbana e rural. Ademais, será feito o lançamento e a apresentação da 3a. edição da TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, desenvolvida na Unicamp.

PROGRAMA
Manhã

8h:30 – Credenciamento
9h:00 – Abertura
Prof. Dra. Carmen Zink Bolonhini – Assessora da Coordenadoria Geral da Universidade
Profa Dra. Ítala M. L. D’Ottaviano – Coordenadoriade Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa – COCEN/UNICAMP
Prof. Dr. Walter Belik – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA/UNICAMP
Profa. Dra. Carmen Cecilia de Campos Lavras – Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP/UNICAMP
9h45 – Pausa para o café
10h00 – Mesa Redonda: Desigualdade e Combate à Pobreza nas Áreas Metropo litanas
Coordenadora: 
Dra. Carmem Cecilia de Campos Lavras – NEPP – UNICAMP.
Debatedores:
Dra. Ana Maria Medeiros da Fonseca – Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza – Sesep – MDS.
Dr. Haroldo Torres – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP
Dra. Lilia Montali – Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP/UNICAMP

12h00 - Almoço

13h30 – Apresentação de Vídeo da Semana Mundial de Alimentação

Lançamento da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO 3ª Ed.
Apresentação: Prof. Dr. Jaime Amaya Farfán – Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA/UNICAMP
14h30 – Mesa Redonda: Erradicação da Pobreza Rural e a Garantia de Segurança Alimentar

Coordenador
: Prof. Dr. Fernando Lourenço – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH/UNICAMP
Debatedores:
Dra. Maya Takagi – Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN/MDS
Profa. Dra. Sônia Maria Bergamasco – Faculdade de Engenharia Agrícola – FEAGRI/UNICAMP
Prof. Dr. Walter Belik – Instituto de Economia – IE/NEPA/UNICAMP

16h30 – Encerramento
16h45 – Entrega dos certificados e café

ORGANIZADORES

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, cri ado em 1983, desenvolve atividades multidisciplinares de pesquisa e extensão nas áreas de alimentação e n utrição. São contemplados em seus trabalhos aspecto s sócio-econômicos, nutricionais, educacionais e tecnológicos da questão alimentar. Participam de suas atividades professores de vários Institutos e Faculdades da Unicamp, como do Instituto de Economia, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Faculdade de Educação, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, Faculdade de Engenharia Agrícola e Faculdade de Ciências Médicas, além de pesquisadores contratados ou bolsistas. Atualmente o NEPA tem parceiros externos como o CIRAD-Amis, o Ministério da Saúde - MS, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” ESALQ, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas, Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL, entre outros.
O NEPA criou a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, publica a revista semestral Segurança Alimentar e Nutricional (www.unicamp.br/nepa/revista.html), na temática ligada aos problemas da Alimentação e participa de Conselhos de Segurança Alimentar, além de realizar outras atividades como assessorias, serviços, palestras e eventos.


Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP
O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP é uma instituição de natureza multidisciplinar e assim foi concebido, desde o início, através da experiência p ioneira que a UNICAMP realizou ao criar seus núcleo s de pesquisa. Em primeiro lugar, o caráter multidisciplinar se afirma pelo concurso de profissionais de diferentes origens e formação. Em segundo lugar, as múltiplas dimensões das políticas sociais exigem sem dúvida a íntima conexão de disciplinas diversas, tais como a ciência política, a sociologia, a economia, a pedagogia, de modo a dar conta da variedade de áreas e campos de intervenção social do Estado - educação, saúde, assistência social, previdência, saneamento, habitação, transportes coletivos - áreas e campos que na realidade dos Estados contemporâneos apresentam-se cada vez mais inter-relacionadas, em intersecções einterfaces bastante densas e complexas.
Em suas investigações, os pesquisadores do NEPP têm observado três dimensões básicas das políticas sociais: o financiamento e o gasto social; a morfologia e a dinâmica institucional e decisória das burocracias e aparelhos sustentadores da ação estatal; o impacto social da ação pública, considerando sua eficácia e efetividade. Comprometidos sobretudo com a análise e a avaliação institucional das ações de governo, segundo os clássicos parâmetros acadêmicos e científicos, os estudos e pesquisas deste Núcleo têm também como objetivo contribuir, para a melhoria das condições de vida da população brasileira, sempre e quando puder, desse modo, sensibilizar autoridades e decisores públicos sobre rumos e correções da ação governamental no campo do bem-estar social.

Comissão Organizadora:
Walter Belik – IE/NEPA/UNICAMP
Lilia Montali – NEPP/UNICAMP
Dag Mendonça Lima – NEPA/UNICAMP
Emma Siliprandi – NEPA/UNICAMP


INSCRIÇÕES ABERTAS 
"Fórum Permanente de Meio Ambiente e Sociedade"