Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dona Pandá Retoma a Palavra


Energia  elétrica

Capíitulo 3


Voltando ao quadro dos quesitos importantes, Dona Pandá diz que vai se disciplinar e seguir direitinho os 12 itens. Como nós não somos gente de pouca fé ... vamos acreditar. A mocinha sexagenária já está andando pra lá e pra cá, ditando suas opiniões. Tenho que correr atrás das suas palavras.

A energia elétrica é fundamental numa chácara. Existem bombas a gasolina para levar a água do poço até a casa, mas os gastos e a eficiência dessas são, respectivamente, maiores e menor que os das elétricas.  Dona Pandá chama a atenção para não se tirar conclusões apressadas quanto a outros itens, como é o caso da roçadeira, que deve ser a gasolina para se ter autonomia quanto às tomadas elétricas. Se o terreno for pequeno – mil metros quadrados já começa complicar – você ainda pode pensar em espalhar tomadas e providenciar uma extensão especial, com fios de bitola compatível com a potência da máquina. Para não se aborrecer, o conselho é uma boa roçadeira a gasolina. Na realidade é uma mistura de gasolina e um bocadinho de óleo dois tempos,  o que se usa em motocicleta. A compra desses equipamentos exige sempre uma boa e paciente pesquisa de preço e de características.  Como o assunto, aqui, é energia elétrica – veja só nossa consultora está mesmo com o objetivo da disciplina –, os equipamentos serão tratados em outra ocasião ou sob consulta direta.
A energia elétrica pode não estar ainda na sua chácara escolhida. Neste caso, a mais sensata atitude é se dirigir à concessionária local e se informar cuidadosamente. Pode ocorrer de a energia estar  muito perto e a concessionária exigir a compra de um transformador, cujo preço é bem mais salgado do que uma simples ligação domiciliar. A justificativa que você poderá receber é a de que o transformador existente não foi dimensionado para mais uma ligação. Algumas regiões estão servidas por “cooperativas” que resolvem essas questões em “assembleias” da própria diretoria, devido, de um lado, ao desinteresse dos chamados cooperados e, de outro, ao pequeno escrúpulo dos dirigentes. São automaticamente cooperados todos os consumidores daquela energia e esses nem sempre têm disponibilidade para as assembleias, onde são decididas questões da mais alta importância, ficando, assim, tudo na decisão da própria diretoria.  Outro alerta, verifique que a ligação da energia elétrica seja bifásica.
Se a sua escolhida já tiver uma casa com a energia elétrica instalada, você está com um problema a menos, porém sempre é aconselhável chamar um eletricista e pedir uma revisão dessas instalações. Aqui, vem o alerta da Dona Pandá: cuidado com os prestadores de serviços desconhecidos. Peça sempre referência de serviços já efetuados.  Nossa boa velhinha tem muitos casos desagradáveis com profissionais nem tanto. Numa ocasião, ela resolveu dar de presente para seu filho uma pista de skate e foi procurar um pedreiro com ampla experiência nesse tipo de pista. A vizinhança soube da procura e apareceu um “especialista” que havia construído vários pistas, com  projetos do engenheiro fulano na chácara do senhor sicrano. Dona Pandá anotou todos os dados, mas ... não foi conferir.  Depois de praticamente pronta, a pista foi derrubada e  tudo começou de novo.