Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dona Pandá continua com a palavra


   Capítulo 4                                                                          

Telefone

Dona Pandá se lembra das dificuldades colocadas pela concessionária telefônica quando da aquisição de sua linha. Embora sua chácara esteja a cerca de 60 quilômetros da Capital Paulista, não há telefones fixos convencionais pela vizinhança. 

Feito o pedido à concessionária, o engenheiro foi visitar o local e constatou a impossibilidade de se instalar o telefone solicitado. Nossa boa velhinha não se deixou vencer e, como já havia consultado a empresa e obtivera a afirmação da possibilidade da linha, insistiu, insistiu até conseguir a visita do técnico encarregado de fazer as instalações. Este, percebendo que não escaparia da vontade férrea que Dona Pandá  tinha de se comunicar por telefone, acabou dando a dica da antena.
Vejam só. Para o telefone chegar até a chácara de Dona Pandá, a concessionária teria que puxar o fio por uma distância de um quilômetro, ou seja desde a casa com telefone, mais próxima. Fio está caro e essas empresas fizeram a opção pelo lucro fácil, ficando bem atentas quando querem lhe impor um serviço duvidoso. O segundo técnico explicou tudo direitinho. Se Dona Pandá insistia tanto, melhor seria comprar uma antena especial e aceitar a linha WLL. Curiosa, Dona Pandá quis saber que linha era essa tal de WLL. Acabou descobrindo que era uma tecnologia que nascera antes da senhora sua avó. Sem outra opção, a linha vovozinha foi aceita.

Comprada a antena especial, o telefone foi instalado. Trata-se de um aparelho comum que se liga a uma estação transmissora e esta, com o auxílio da poderosa antena,  capta o sinal da torre transmissora. A estação é, na realidade, um pequeno aparelho ligado à energia elétrica.  No manual está dito – o técnico confirmou – que a WLL comporta a instalação de Internet.                                                                    
Você, que está comprando a chácara de muitos sonhos, fique, pois, preparada(o) para brigar por uma linha telefônica. A solução que o pessoal dos bairros rurais vizinhos encontrou é o celular. Dona Pandá acabou descobrindo que, no próprio município, há uma forte diferença no tratamento dado pelo poder público aos bairros produtores e aos turísticos, povoados pelas chácaras de recreio. O poder aquisitivo do produtor agrícola – aquele que paga impostos e depois paga mais impostos – não é comparável ao do proprietário de imóvel de lazer.

Internet

Você viu que a tal linha telefônica WLL prometia a comunicação de dados, ou seja, a internet. De fato, no Manual do Usuário do equipamento (Estação Terminal de Acesso-ETA), há as indicações para se configurar o computador para a internet e o fax. Então, você aprecie a situação em que Dona Pandá se viu metida, analise a de sua chácara escolhida e conclua se terá que enfrentar a eficiência das multiconcessionárias, ou se a região, onde sua eleita está, é melhor servida ou, ainda, se internet não está marcada no seu quadro de itens relevantes.
Dona Pandá sempre gostou de escrever ou melhor de ditar textos para blog, romance, contos etc. Outra característica sua é a crença nas palavras... dos outros. Ela acredita no que ouve e, claro, nenhum esperança que venha, um dia, aprender. Vai morrer sendo enganada. Agora, sou eu a digressionar. 
Voltemos ao assunto da internet. Nossa  crédula senhora tentou configurar seu pecezinho e nada. Chamado, o técnico instalador já avisou que só entendia de telefone. Rede não era com ele. Ao final, chegaram dois especialistas em computação  que afirmaram não ser a telefonia sua praia e sugeriram o encontro regional dos especialistas: Dona Pandá deveria chamar o técnico da telefonia. Depois de desencontros para vida nenhuma botar defeito, o encontro se mostrou impossível. As agendas dos especialistas são demasiadamente concorridas e as estimativas mostraram que, em meados do ano 2025 DC, as respectivas agendas dos entendidos em internet e do encarregado de assistência telefônica estariam coincidentemente com horários livres. Avaliando a situação, Dona Pandá consultou 15 advogados sobre a possibilidade de enviar para um lugar no Velho Continente, que poderia ser justo o país de origem, a concessionária telefônica. Infelizmente os juristas negaram qualquer saída.  Os especialistas em informática se condoeram e foram tentar a configuração. Seguiram o manual que Dona Pandá lia em voz alta. Quando nada mais havia para ser lido, por uma inspiração excepcional, um dos rapazes fez algo que jamais alguém irá descobrir, sobretudo o próprio autor da façanha e...configurada estava a internet no PC da Dona Pandá. A velocidade dessa conexão, nem ganhando um chocolate, você irá desconfiar, 190 kb/s!!! Ninguém jamais poderá dizer que Dona Pandá não tem paciência. Ela a exercitou durante dois anos.
Depois desses anos e de muitas outras tentativas, a pertinaz senhora conseguiu uma conexão melhorzinha e que até é chamada de banda larga, apesar de sua estreiteza.  É via um modem parecido fisicamente com o 3G. Também precisou de uma antena que tem 10 m de fio e foi levantada a seis metros de altura a partir do nível do computador.  Como você deve ter deduzido, a conexão acelerada é outro sonho de consumo de Dona Pandá.