Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Câmara avaliará financiamento de mídia alternativa

    A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática instalou subcomissão especial para analisar formas de financiamento de mídias alternativas - como blogs e rádios comunitárias. A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), que sugeriu a criação do grupo e será relatora da subcomissão, afirma que a ideia é analisar propostas para a viabilidade econômica de diversas formas alternativas de comunicação. Segundo ela, o próprio conceito de mídia alternativa será objeto de discussão na subcomissão.


     Para a deputada, é preciso estimular a sociedade civil organizada a construir espaços de produção de informação, com a divulgação de conteúdos mais próximos de suas realidades e independentes da chamada grande mídia.
     O ponto de partida da relatora serão as diretrizes para o financiamento da mídia alternativa elaboradas pelos participantes da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro de 2009. A parlamentar explica ainda que já existem projetos de lei em tramitação na Casa tratando do assunto, que serão elencados e estudados. 

     Políticas públicas

     Para Luciana, o caminho para a formulação de uma política pública para as mídias alternativas deve incluir não só o uso de verbas de publicidade governamental, como também o acesso a recursos públicos, como o Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust) e o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), constituídos por meio de contribuições de empresas privadas de comunicação.
     A deputada acredita também ser necessário fortalecer linhas de financiamento de produção de conteúdo e especialmente de difusão de conteúdo, hoje já existentes no âmbito do Ministério da Cultura.
     A previsão da relatora é apresentar relatório até o final do primeiro semestre de 2012. A subcomissão será presidida pelo deputado Júlio Campos (DEM-MT).
    Fonte: Rede Brasil Atual

Os preparativos para o Fórum Social Temático em Porto Alegre

     Nascedouro dos Fóruns Sociais Mundiais (FSMs) – que foram por quase dez anos o grande espaço de articulação da sociedade civil global – Porto Alegre viverá, entre 24 e 29 de janeiro, um evento similar, embora sem a mesma relevância. Chama-se Fórum Social Temático. 


Por Antonio Martins, em Outras Palavras


    Debaterá “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”. Vai se desdobrar em atividades inscritas pelos próprios participantes e num conjunto de reuniões preparatórias para a “Cúpula dos Povos” – um encontro autônomo na Rio+20, em junho, paralelo à reunião dos chefes de Estado.
      Em Porto Alegre, haverá vasta atividade cultural. Ao longo dos seis dias, a cidade receberá Fito Paez, Gilberto Gil, Lecy Brandão, MVBill, Manu Chao, Gogol Bordelli (os dois últimos, a confirmar) e dezenas de outros artistas. Na agenda de debates, desponta “Conexões Globais 2.0”. A Casa de Cultura Mário Quintana será o centro de debates sobre nova cultura política, crise financeira, pós-capitalismo, bens comuns, conhecimento compartilhado. Intervirão ao vivo, via internet, ativistas de movimentos como a Primavera Árabe, Indignados, Occupy.
     Desde 2005, o Fórum Social Mundial ocorre apenas bianualmente. Nos anos pares do calendário, há, ao invés de um grande encontro de convergência, eventos menores, espalhados pelo mundo. Infelizmente, eles têm rareado. O FSM não foi capaz, até o momento, de estabelecer diálogo efetivo com as ações transformadoras que surgiram depois dele, em parte inspiradas em sua ideia de autonomia política. Na hora das redes sociais, sua comunicação é arcaica e centralizada.
     Talvez o evento do final do mês seja uma oportunidade para sacudir a poeira. Em Porto Alegre, há quem proponha que a cidade volte a sediar, a partir de 2013, o que já foi o grande encontro mundial das alternativas

Nossa fonte: Vermelho