Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Meir Schneider – Parque Vila Lobos, 04.02.12


Contribuição de Ana Chieffi
  
O corpo tem um potencial que não imaginamos. Temos 600 músculos e só usamos 50. Imagine quanta tensão colocamos neles! Assim destruímos o sistema nervoso. Nós os mantemos em contínuo espasmo e assim o tecido conjuntivo, que conecta os músculos com a pele, se enrijece.

Nos EUA ¼ da população tem artrose, devido à rigidez (muscular e mental). Esportes não ajudam; atletas morrem jovens, porque tencionam ainda mais os músculos que já são rígidos.

Os médicos não acreditam ser possível melhorar certas condições patológicas com exercícios porque as pessoas são muito imediatistas e, por isso mesmo, indisponíveis para práticas regulares e continuadas. Logo se cansam e desistem. Quem vive além dos 90 são maestros, porque se movimentam com ritmo.

É preciso uma nova consciência cinestésica para aprender como agir com o corpo para evitar rigidez e as lesões da vida moderna. Ficamos muito sentados. Os paravertebrais são bons para essa posição por 20 minutos. Depois disso eles se cansam e passamos a tensionar outros músculos, que não tem nada a ver com a posição sentado. Eles se contraem e provocam espasmos em todo o corpo.

Dois hábitos ruins (e inevitáveis); sapatos e cimento. Sempre que possível anda na grama (terra, areia) e usar sapatos de sola fina.

O trapézio, por ex., é um músculo muito rígido e emprega muitos massagistas.

Eu trabalho com o cérebro, reorganizando o corpo. Começo meus cursos correndo para trás e para os lados (não para a frente).

Eu vou contra (quase) todos os médicos do mundo quando digo que todos podem melhorar sua visão.

Forçamos a visão quando olhamos muito de perto. Lemos demais, a partir dos últimos 100 anos. Os músculos em volta do cristalino tornam-no redondo, quando vemos de perto. Relaxado, ele é plano. Antigamente, víamos de perto 2h/dia; hoje: até 16h/dia!

É preciso ajuste para diferentes frequências de luz. Precisamos enxergar no escuro. Apagar as luzes em casa! Sou contra óculos de sol – eles evitam a produção de melanina. Os oftalmologistas convenceram duas tribos de aborígenes da Austrália a usar óculos de sol e eles, pela 1ª vez, se queimaram. Na história da Inglaterra, quando fecharam as janelas, aumentaram as doenças contagiosas. Há uma pessoa com câncer de pele devido ao sol para 6 mil com osteoporose por falta dele. Sem sol morre-se mais cedo.

1.    A cada 20 minutos: levantar, flexionar um joelho para trás e segurá-lo, puxando e olhando para cima; repetir com o outro lado.

2.    A cada 2h30: ficar 10 minutos em pé.

3.    Praticar osexercícios 3X/dia, 10 minutos a cada vez, principalmente com imagens à distância (seis distâncias diferentes).

4.       Olhar para o próprio dedo indicador (alternando as mãos) e movendo-se, da direita para a esquerda e retornando para a posição anterior.

5.            Alongar as mãos, estendendo os dedos e os mantendo alongados por 10 respirações profundas, várias vezes ao dia (enquanto descansa ou realiza outra atividade diária) - alivia problemas de artrite.
  
6.            Palming: 4X/dia, seis minutos a cada vez:método para relaxar os músculos e nervos dos olhos que se constitui em sentar-se em uma cadeira virado para o encosto, apoiar nele os braços e colocar as mãos espalmadas nos olhos, de modo a relaxar pescoço, face e os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário