Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

domingo, 4 de março de 2012

Governos cortam na carne dos pobres para favorecer os ricos



Nos últimos meses, os Bancos Centrais de todo o mundo bateram todos os recordes em quantias de dinheiro fornecidas ao sistema financeiro global, composto em sua maioria por bancos privados.


Os métodos são vários, desde drásticos cortes das taxas de juros, compra de ativos de risco, até a concessão de empréstimos baratos.

Nos últimos três anos e meio, os Bancos Centrais dos Estados Unidos, Reino Unido, Japão e dos 17 países do euro desembolsaram cifras astronômicas com essa finalidade, cerca de 9 trilhões de dólares.

Há quem diga que o fluxo de dinheiro tenha tornado mais provável um aumento da inflação. Os analistas apontam como evidência a alta dos preços do petróleo, dos alimentos, do ouro e outras matérias primas. Advertem ademais que a disponibilidade de dinheiro poderia fazer com que os investidores façam subir os preços das ações a níveis perigosos.

Igualmente, indica-se que a crise levou os Bancos Centrais a aceitar investimentos de alto risco dos quais os bancos queriam desfazer-se. O problema é que os bancos centrais devem eventualmente tirar esses ativos de suas contabilidades. E isso traz riscos.

Uma nova rodada de empréstimos de baixo custo feira durante a semana pasada pelo Bancoo Central Europeu aos bancos é a mais recente injeção de capitais. O Banco Central Europeu emitiu 712 bilhões de dólares em empréstimos a 800 bancos em dezembro.

Fonte: Cubadebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário