Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Grito dos Excluídos pede "Estado a serviço da Nação" e fim de privilégios





A 18ª edição do Grito dos Excluídos terá como tema “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”
O Grito prevê atividade em todos os estados do Brasil, com exceção do Acre, e acontece tradicionalmente no Dia da Independência. Neste ano, a ideia é contrapor privilégios dados a setores empresariais, como o agronegócio e ao capital imobiliário, às necessidades de políticas públicas que garantam direitos básicos e bem-estar para a população em geral.

Em São Paulo, acontecerão duas mobilizações do Grito, no dia 7 de setembro: uma na Praça da Sé, com Caminhada até o Museu do Ipiranga, e outra na Avenida Paulista sentido Parque do Ibirapuera, a partir das 9 horas da manhã.

As mobilizações vão denunciar o avanço do capital imobiliário em
detrimento da ausência de políticas que fortaleçam a Reforma Urbana e o acesso dos pobres a melhores condições de vida nas cidades.

Denunciarão também a situação dos despejos e remoções em função da Copa do Mundo de 2014 e a ausência de políticas públicas para saúde, educação e inclusão para as crianças e adolescentes, com o extermínio de milhares de jovens, em especial a juventude negra nas periferias das grandes cidades brasileiras. 

A violência contra as mulheres, a homofobia, a perseguição aos trabalhadores informais e a falta políticas publicas para as pessoas idosas também serão eixos de discussão.

A defesa da Reforma Política e a ampliação de todas as formas de democracia direta são outras das consígnias presentes: “Onde Povo Possa Ter Vez e Lugar!”, “O que nos move nessa luta é o projeto popular”.

As eleições municipais deste ano também estarão entre os temas abordados. A sucessão de denúncias envolvendo políticos tem afastado o povo da política, com reflexos negativos para a sociedade. As eleições municipais estão dentro de um processo difícil de ignorar, mas tem-se a impressão de que a política eleitoral e partidária deixou de ser coisa séria.

É fundamental a unidade e a organização dos movimentos populares para construção deste novo projeto popular. Neste sentido o grito dos excluídos e excluídas demonstra que este processo deve ser de baixo para cima e da preferia para o centro, com a participação de todos e todas.

Não pode haver discriminação, todos e todas devem participar deste mutirão: 
 “Irá chegar um novo dia, que costuremos uma nova terra, um novo céu, e um novo mar. Neste dia os oprimidos numa só voz irão cantar. Na nova terra a mulher terá direitos, índios e negros não sofrerão mais preconceitos”
 Esta é a utopia carregada neste Grito.
http://www.gaspargarcia.org.br/Noticias.aspx?p=136
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário