Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

sábado, 6 de julho de 2013

Jorge Grespan: crédito, crise e capitalismo financeiro

(Também vale a pena ler e ouvir:

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=22295_)


O professor de teoria da história da Universidade de São Paulo Jorge Grespan conversou com a TV Carta Maior sobre os setores externo e interno da economia brasileira, o comportamento dela diante da atual crise e a dinâmica do capitalismo financeiro.

Da Redação de Carta Maior

Jorge Grespan, professor de teoria da história da Universidade de São Paulo, conversou com a TV Carta Maior sobre a expansão de crédito, o comportamento da economia brasileira diante da crise e a dinâmica do capitalismo financeiro. Grespan é formado em História e Economia pela Universidade de São Paulo e desde 1982 estuda Marx e a crítica da economia política.

A economia brasileira, conforme explica o pós-doutor em filosofia, não está exposta ao problema da inadimplência privada em função da relação entre os bancos e o estado. "O Brasil tem uma resposta muito particular, o setor bancário brasileiro não quebrou em 2008 em função de não depender do lucro dos créditos para pessoas físicas ou jurídicas e sim o giro com os títulos do governo", disse.

Segundo o professor, o modelo de consumo baseado no crédito não tem condição de sustentar-se. Outro problema é o atual processo de “regressão do Brasil a um padrão anterior à grande industrialização vivida nos anos 50 e 60” no setor externo: “o Brasil exporta cada vez mais commodities e cada vez menos produtos industrializados ou semi-industrializados”. Isso, diz Grespan, está gerando uma queda de dinamismo da economia brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário