Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade

Ilda e Ramon - Sussurros de Liberdade
Clic sobre o livro (download gratuito). LEIA E DÊ SUA OPINIÃO

domingo, 27 de abril de 2014

Salve MUJICA!

Presidente José Mujica mobiliza Uruguai para proteger sem-teto do frio

Por Redação do CdB, com correspondente - de Montevidéo




O presidente José Mujica dispensou o palácio presidencial para seguir morando em seu sítio, nos arredores de Montevidéo

Com a proximidade do inverno, o presidente uruguaio, José Mujica, começou a colocar em prática o planejamento estratégico do país para que nenhum cidadão fique sem um lugar seco e aquecido onde passar as próximas noites. Assessores do presidente comentaram com jornalistas, neste sábado, que Mujica tem mantido reuniões com o ministro do Desenvolvimento Social, Daniel Olesker, no sentido de agilizar as medidas necessárias a se atingir o objetivo. Em 2011, cinco pessoas morreram de hipotermia no país de atuais 3,3 milhões de habitantes, o que custou o cargo da ministra anterior.

Mujica, que vive com a mulher em seu sítio, nos arredores de Montevidéo, voltou a colocar a residência oficial à disposição dos sem-teto, caso haja uma procura extra aos albergues disponíveis nas cidades uruguaias, com estrutura para receber, abrigar, alimentar e oferecer os serviços da República nas possíveis situações de desequilíbrio social àqueles que correm o risco de morrer congelados. Em 2012, o Uruguai viveu uma intensa onda polar durante o deslocamento de uma massa de ar frio a partir da Antártica.

O presidente uruguaio, no atual levantamento, colocou entre os objetivos primários da ação em curso o levantamento de edifícios públicos capazes de abrigar os necessitados. Mujica é considerado um dos presidentes mais pobres do mundo, com um salário de US$ 12,5 mil mensais, e doa cerca de 90% do que ganha aos projetos de ajuda e obras de caridade em seu país.

Aos 76 anos, 13 dos quais passados na prisão por sua luta contra a ditadura militar instaurada naquele país, em meados do século passado, o presidente socialista chegou ao governo pela Frente Ampla, um movimento que reúne partidos de esquerda e de centro, que lhe assegura maioria absoluta no Parlamento. Mujica também doará a maior parte de seus vencimentos, na aposentadoria a que faz jus por exercer a Presidência da República, para o Fundo Raúl Sendic, administrado por seu partido e pelo Movimento de Participação Popular (MPP).

A doação oferecida por José Mujica servirá de exemplo para que todos os demais ex-dirigentes uruguaios passem a colaborar com projetos sociais naquele país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário